Alimentação saudável no Slow Fit: mais saúde e bem-estar
- Alimentação
- 09/11/2023
Você já parou para pensar na relação entre o que você come e como você se sente? Muitas vezes, não damos a devida atenção à nossa alimentação, e acabamos consumindo alimentos que podem prejudicar nossa saúde física e mental.
Por outro lado, quando escolhemos alimentos que nutrem nosso corpo e nossa mente, podemos experimentar uma série de benefícios, como mais energia, disposição, bem-estar e prevenção de doenças.
Nutrir o corpo com consciência significa ter uma alimentação consciente, uma forma de se alimentar com atenção plena ao que, como, quando e por que comemos.
A alimentação consciente nos ajuda a reconhecer e respeitar os sinais de fome e saciedade do nosso corpo, e a saborear os alimentos com prazer e sem culpa.
Além disso, ela nos faz refletir sobre a origem, a qualidade e o impacto dos alimentos que consumimos, tanto para nós mesmos quanto para o meio ambiente.
Uma alimentação consciente é, também, uma alimentação saudável, que é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, e que é variada, equilibrada e adequada às nossas necessidades e preferências.
Para isso, é importante que ela inclua alimentos de todos os grupos, dando ênfase aos alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, carnes magras, ovos, leite e derivados.
Devemos evitar ou limitar o consumo de alimentos ultraprocessados, que são aqueles que passam por muitas etapas de industrialização e que contêm altas quantidades de açúcar, sal, gordura, aditivos e conservantes.
Ao nutrir nosso corpo com consciência, estamos nutrindo também nossa mente, pois existe uma forte conexão entre a alimentação e a saúde mental.
Alguns alimentos podem influenciar positivamente nosso humor, nossa memória, concentração e capacidade de aprendizagem, pois contêm substâncias que atuam no sistema nervoso central, como vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos e ácidos graxos.
Por exemplo, alimentos ricos em triptofano, como banana, aveia, castanhas e chocolate amargo, podem aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor que está relacionado à sensação de felicidade e bem-estar.
Já alimentos ricos em ômega-3, como peixes, sementes de chia e linhaça, podem melhorar a função cognitiva e prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Nutrir nosso corpo com consciência é uma forma de cuidar da nossa saúde de dentro para fora, promovendo uma harmonia entre o corpo e a mente.
Para isso, precisamos ter uma alimentação consciente e saudável, que respeite as nossas necessidades, preferências e individualidades, e que nos proporcione prazer, satisfação e qualidade de vida.