A nutrição de dentro para fora – corpo e mente
- Alimentação
- 09/02/2024
Você já se sentiu sobrecarregado pela rotina acelerada, pelas exigências do trabalho, pelas cobranças da sociedade, pelas distrações da tecnologia?
Você já se pegou fazendo tudo no piloto automático, sem prestar atenção no que estava fazendo, sentindo ou pensando? Você já se deu conta de que estava perdendo momentos preciosos da sua vida, por estar sempre preocupado com o passado ou com o futuro?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, talvez você se interesse pelo Slow Living, um modo de vida que propõe uma mudança de mentalidade e de atitude, buscando uma vida mais simples, significativa e consciente.
O Slow Living é um movimento que surgiu na Itália, na década de 80, como uma reação ao Fast Food, e que se expandiu para outras áreas da vida, como o trabalho, o consumo, o lazer, o relacionamento, etc.
A ideia defende que devemos desacelerar o nosso ritmo, reduzir o nosso consumo, valorizar o nosso tempo, apreciar o momento presente, cultivar uma conexão mais profunda conosco, com os outros e com o ambiente.
Ele nos convida a viver com mais qualidade, autenticidade e propósito, respeitando o nosso ritmo, as nossas necessidades, as nossas preferências e as nossas individualidades.
O Slow Living não é uma regra, uma receita ou uma fórmula pronta, que se aplica a todos da mesma forma. Trata-se de uma escolha, uma intenção, uma inspiração, que se adapta a cada um, de acordo com o seu contexto, o seu objetivo e o seu estilo.
É uma forma de se relacionar com a vida, com uma atitude de curiosidade, abertura e experimentação.
O Slow Living pode ser traduzido como “vida lenta”, mas isso não significa que devemos ser preguiçosos, acomodados ou improdutivos. Significa que devemos ser seletivos, criteriosos e intencionais, em relação ao que fazemos, ao que consumimos, ao que priorizamos, ao que valorizamos, etc. Significa que devemos ter consciência do impacto das nossas ações, no nosso bem-estar, no dos outros e no do planeta.
O Slow Living pode ser aplicado em diversas áreas da vida, como:
O Slow Fit é um método que se baseia nos princípios da atenção plena, da respiração consciente, da postura correta e da intensidade adequada durante a prática das atividades físicas.
Tem como objetivo promover uma abordagem equilibrada para manter o corpo ativo e a mente tranquila, sem os pensamentos do cotidiano.
A atenção plena no movimento é quem dita o ritmo dos exercícios, valorizando a concentração e a percepção do corpo em movimento.
O Slow Fit é baseado na ideia de que, ao preparar-se para a prática dos exercícios, concentrar-se na técnica correta e estar consciente dos movimentos do corpo, podemos ter uma série de benefícios, como aprimoramento da consciência corporal, melhora da postura, redução do risco de lesões e estímulo à conexão mente-corpo.
O Slow Fit tem tudo a ver com o Slow Living, pois ambos buscam uma vida mais simples, significativa e consciente, através de uma mudança de mentalidade e de atitude.
O Slow Fit é uma forma de aplicar o Slow Living na prática, cuidando da saúde física e mental, respeitando o ritmo natural do corpo, valorizando o tempo e o espaço da atividade física, apreciando o momento presente, cultivando uma conexão mais profunda consigo mesmo, com os outros e com o ambiente.
O Slow Living e o Slow Fit podem nos ajudar a viver o presente, pois nos faz perceber que este é o único momento que temos, que o passado já se foi, que o futuro ainda não chegou, que o agora é o que importa.
Ao viver o presente, podemos evitar a ansiedade e o receio do futuro, pois deixamos de nos preocupar com o que pode ou não acontecer, com o que podemos ou não controlar, com o que podemos ou não prever.
Dessa forma, podemos experimentar a presença plena, que é a capacidade de estar totalmente atento, consciente e envolvido com o que se está fazendo, sentindo ou pensando, sem se distrair, sem se dispersar, sem se dividir — como nas atividades físicas.
Leia também: Qualidade de vida: como o Slow Fit pode te ajudar
O Slow Living é um modo de vida que propõe uma mudança de mentalidade e de atitude, buscando uma vida mais simples, significativa e consciente.
Esse estilo de vida tem tudo a ver com o Slow Fit, pois ambos buscam uma vida mais equilibrada, saudável e feliz, através de uma mudança de hábitos e de comportamentos.
O Slow Living e o Slow Fit são estilos de vida que se escolhem, e que podem transformar a sua vida, se você se permitir experimentar e se surpreender.