Os exercícios cardiovasculares, também chamados de cardio, metabólico ou aeróbico, são aqueles que utilizam oxigênio para gerar energia muscular.
Eles melhoram o desempenho do coração e a capacidade cardiorrespiratória, trazendo diversos benefícios para o organismo. Neste texto, vamos te explicar o que é exercício aeróbico, quais são os seus benefícios e como você pode fazer em qualquer lugar. Vamos lá?
Os exercícios cardiovasculares são atividades físicas que exigem um maior aporte de oxigênio para os músculos, durante um período temporal entre 30 e 60 minutos. Com esses exercícios, a atividade aeróbica é estimulada, assim como as funções musculares.
Esses tipos de exercícios podem ser de baixa, moderada ou alta intensidade, dependendo da frequência cardíaca, da duração e do esforço envolvido. Alguns exemplos são: caminhar, correr, nadar, pedalar, pular corda, dançar, subir escadas, entre outros.
Usufruir dos benefícios para a saúde mental e física! Alguns desses benefícios são:
Uma das vantagens dos exercícios cardiovasculares é que eles podem ser feitos em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos ou de muito espaço. Você pode aproveitar o seu ambiente doméstico, o seu trabalho ou até mesmo um parque ou uma praia para se exercitar.
O importante é escolher uma atividade que você goste e que se adapte ao seu nível de condicionamento físico. Você pode começar com uma intensidade baixa ou moderada e ir aumentando gradativamente conforme for ganhando resistência.
Veja alguns exemplos de exercícios aeróbicos que você pode fazer em qualquer lugar:
Uma das modalidades mais simples e acessíveis que existem. Você só precisa de um par de tênis confortável e uma roupa adequada. Você pode caminhar na rua, na esteira ou em uma pista. O ideal é caminhar pelo menos 30 minutos por dia, em um ritmo moderado a intenso.
Mais intenso que a caminhada, a corrida é um exercício que exige mais do coração e dos pulmões. Você pode correr na rua, na esteira ou em uma pista. O ideal é correr pelo menos 20 minutos por dia, em um ritmo moderado a intenso.
Este também é um exercício completo que trabalha todo o corpo e melhora a respiração. Você pode nadar em uma piscina, em um lago ou no mar. O ideal é nadar pelo menos 15 minutos por dia, em um ritmo moderado a intenso.
Fortalece as pernas e o abdômen, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação. Você pode pedalar em uma bicicleta, em uma ergométrica ou em uma spinning. O ideal é pedalar pelo menos 30 minutos por dia, em um ritmo moderado a intenso.
Leia também: Os benefícios do treino funcional para o corpo e mente
Potente para queimar muitas calorias, além de melhorar a agilidade e a coordenação. Você só precisa de uma corda e de um espaço livre. O ideal é pular corda pelo menos 10 minutos por dia, em um ritmo moderado a intenso.
Um exercício divertido que trabalha todo o corpo e libera o estresse. Você pode dançar em casa, em uma academia ou uma escola de dança. Escolha o estilo de música que mais te agrada e se solte.
É um exercício que fortalece as pernas e os glúteos, além de melhorar o fôlego. Ganhou muita adesão nos últimos anos. Você pode subir escadas em casa, no trabalho ou em um prédio. O ideal é subir escadas pelo menos 10 minutos por dia, em um ritmo moderado a intenso.
Observação: para todos os exercícios citados, o ideal é que você inicie de acordo com o seu ritmo e com o acompanhamento de um profissional.
O Slow Fit pode ser um poderoso aliado na rotina de exercícios cardiovasculares. Isso porque através da sua chave, que é o preparo da mente e do corpo com atenção plena no movimento, ficamos ainda mais aptos para entregar nosso melhor.
Em práticas como os famosos exercícios cardio, essa concentração pode ser o segredo para um maior desempenho e performance.