A respiração é uma função vital, que nos mantém vivos, mas também é uma ferramenta poderosa, que pode nos ajudar a viver melhor.
Neste texto, vamos te explicar quais são os benefícios da respiração, de fazê-la de forma consciente e de associá-la à prática da meditação. Vamos te mostrar também como o Slow Fit prega essa metodologia: respirar e obter consciência para a realização de atividades diversas.
Quais são os benefícios da respiração?
A respiração é o processo pelo qual o nosso organismo capta o oxigênio do ar e o distribui para as células, que o utilizam para produzir energia e eliminar o gás carbônico, que é expelido na expiração.
Ela é essencial para o funcionamento de todos os sistemas do corpo. Além disso, a respiração também influencia o nosso estado emocional, mental e espiritual, pois está intimamente ligada ao nosso cérebro, hormônios e neurotransmissores.
Alguns dos benefícios da respiração são:
- Melhora a oxigenação do sangue e dos tecidos, favorecendo a nutrição, a regeneração e a cicatrização das células.
- Ativa a circulação sanguínea e a pressão arterial, prevenindo e combatendo doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.
- Melhora a capacidade pulmonar e a função respiratória, prevenindo e combatendo doenças respiratórias, como asma e bronquite.
- Potencializa o sistema imunológico, aumentando a resistência e a defesa do organismo contra infecções, inflamações, alergias, etc.
- Melhora o sistema nervoso, reduzindo o estresse, a ansiedade, a depressão, a insônia, a irritabilidade, a falta de concentração, a baixa memória, etc.
- Estimula o sistema endócrino, equilibrando os hormônios, como a adrenalina, o cortisol, a serotonina, a dopamina, a endorfina, etc.
- Melhora o sistema muscular, aumentando a força, a resistência, a flexibilidade, a coordenação e a postura dos músculos.
- Melhora o sistema ósseo, fortalecendo os ossos, as articulações, os ligamentos e os tendões.
- Melhora o estado emocional, promovendo a alegria, a satisfação, a gratidão, a autoconfiança, a autoestima, a auto aceitação, a auto expressão, etc.
- Melhora o estado espiritual, despertando a paz, a harmonia, a felicidade, a espiritualidade, a conexão com o próprio corpo, mente, espírito, com a natureza, com o universo, com o propósito, etc.
Como respirar mais e com consciência?
Para respirar mais e com consciência, é preciso sair do piloto automático e visualizar o momento presente, ou seja, prestar atenção na sua respiração. É preciso respirar de forma mais lenta, mais profunda, mais completa, mais consciente.
Para respirar mais e com consciência, você pode seguir algumas dicas, como:
- Escolher um horário que seja conveniente para você, pensando em iniciar uma prática de meditação.
- Escolher uma posição que seja confortável para você, podendo ser sentado, deitado, em pé ou caminhando, mantendo a coluna ereta e o corpo relaxado.
- Respirar pelo nariz, que filtra, umidifica e aquece o ar, evitando a entrada de impurezas e o ressecamento das vias aéreas.
- Respirar pelo diafragma, que é o principal músculo da respiração, localizado entre o tórax e o abdômen, que se contrai e se relaxa a cada inspiração e expiração, permitindo que os pulmões se encham e se esvaziem de ar.
- Respirar de forma ritmada, sincronizando a inspiração e a expiração, que devem ter a mesma duração e intensidade, sem pausas ou interrupções.
- Respirar de forma profunda, enchendo e esvaziando os pulmões de ar, desde a parte inferior até a superior, expandindo e contraindo o abdômen, o tórax e as costelas.
- Respirar de forma consciente, observando a sua respiração, sem se distrair, sem se apegar, sem se julgar, apenas sentindo o ar entrando e saindo do seu corpo, percebendo as mudanças que ocorrem no seu organismo, no seu humor, no seu pensamento, na sua consciência.
Como associar a respiração à prática da meditação?
A respiração é um dos principais objetos de meditação, pois é uma forma de se conectar com o momento presente, com o seu corpo, com a sua mente, com o seu espírito.
A meditação traz inúmeros benefícios para a saúde e a qualidade de vida de quem a pratica, como:
- Acalma a mente, silencia os ruídos, observa os fenômenos, se liberta das distrações, das preocupações, das emoções negativas.
- Relaxa o corpo, solta as tensões, respira melhor, oxigena as células, regula o metabolismo, previne e alivia doenças.
- Equilibra o espírito, harmoniza a energia, desperta a intuição, desenvolve a compaixão, cultiva a paz, a felicidade e a sabedoria.
Como o Slow Fit pode ajudar na respiração e na meditação?
O Slow Fit é um método que se baseia nos princípios da atenção plena, da respiração consciente, da postura correta e da concentração.
Ele pode ajudar na respiração e na meditação, pois estimula a atenção plena, que é a capacidade de estar presente no momento atual, com uma atitude de curiosidade, de abertura, de gentileza, sem se distrair, sem se apegar, sem se julgar.
Além disso, incentiva a prática da meditação antes da realização de uma atividade para obter a concentração necessária e a conexão consigo mesmo.
Leia também: Qualidade de vida: como o Slow Fit pode te ajudar
Slow Fit, respiração e consciência para o “eu presente”
A respiração é uma função vital, que nos mantém vivos, mas também é uma ferramenta poderosa, que pode nos ajudar a viver melhor. Ela pode ser potencializada pela prática da meditação, que é uma forma de acalmar a mente, de relaxar o corpo, de equilibrar o espírito.
A respiração e a meditação são características que encontramos no método do Slow Fit, que é uma forma de treinar o corpo, de respirar conscientemente, de estar atento ao momento presente.
Aliados, eles vão te ajudar a se conectar com o “eu” e sentir sua presença com plenitude.
Compartilhe este conteúdo