Para aqueles que têm interesse em adotar um estilo de vida mais equilibrado, consciente e saudável, o Slow Fit pode ser uma ótima opção. Esse método prioriza a gradualidade e a constância entendendo que, acima de resultados rápidos e intensos, o que realmente importa é manter mente e corpo em harmonia e com uma verdadeira conexão com o “eu”.
Acredita que este estilo de vida faz sentido para você? Então veja a seguir algumas dicas para iniciar sua jornada Slow Fit de forma gradual e consistente:
Um dos primeiros passos para inserir o Slow Fit em sua rotina é alinhar o seu foco. Qual o seu objetivo? Aumentar a concentração durante a prática do exercício? Melhorar sua performance? Buscar um equilíbrio maior entre mente e corpo? Ou simplesmente criar uma prática consolidada de atividade física?
A boa notícia é que o método auxilia em tudo isso! Porém, ainda assim, a definição do foco irá te lembrar todos os dias o porquê de você estar se propondo à essa prática.
Leia também: Como incorporar a atenção plena em seu treino: dicas do método Slow Fit
Pensa com a gente: qual sua fruta favorita? Na estação do ano em que esse alimento é encontrado em maior oferta e com um sabor inigualável, o quanto você aproveita para consumí-lo?
Tudo aquilo pelo qual alimentamos mais amor, dedicamos mais esforços!
Para uma rotina consistente do Slow Fit, associá-lo à prática de exercício que você mais gosta de fazer pode ser um diferencial gigantesco – principalmente no início. Ao sentir os benefícios do método, você passa a associar o bem-estar e consegue aplicá-lo à diversas situações que exijam sua atenção plena.
Um dos maiores inimigos da constância é a celeridade. O anseio de ver resultados rápidos nos faz desistir ou desrespeitar um processo que precisa de tempo e compromisso.
Entender que o desenvolvimento é gradativo nos ajuda a enxergá-lo como algo prazeroso, que apresenta resultados duradouros e a manter a tão buscada rotina. Para isso, o preparo que traz nossa concetração para o momento presente é uma poderosa forma de lembrar regularmente sobre o tempo e o objetivo/propósito. Sim, estamos falando do Slow Fit.
Dicas preciosas até aqui, né? Mas aqui vai outra muito importante quando falamos do respeito ao processo. É necessário, acima de tudo, respeitar o seu corpo e o seu tempo. Entender que não se alcança a constância de um dia para o outro: ela vem de uma repetição de hábitos e que você pode sim falhar!
Pode existir um imprevisto, um evento, uma reunião de trabalho, um resfriado que não te deixa levantar da cama… São inúmeras as possibilidades que podem te impedir de seguir fielmente a sua rotina.
Mas o sol nasce todos os dias para trazer uma oportunidade de recomeço. De novo: respeite seu tempo.
O Slow Fit é uma abordagem que visa promover uma harmonia entre a mente e o corpo, respeitando as necessidades e os limites de cada pessoa. Não se trata de uma fórmula mágica, mas sim de um estilo de vida que valoriza a qualidade sobre a quantidade, o processo sobre o resultado, a harmonia sobre a pressa.
Ao seguir as dicas deste texto, você poderá iniciar sua jornada Slow Fit de forma gradual e consistente, sem se sobrecarregar ou se frustrar. Você verá que, com o tempo, essa abordagem trará benefícios para a sua mente, espírito e corpo.
Então, respire fundo, inicie sua jornada Slow Fit e desfrute dos benefícios de uma abordagem focada na saúde e no bem-estar. À medida que você se compromete com o Slow Fit, você estará construindo uma base sólida para uma vida saudável e equilibrada.